Geral
São Paulo terá neve artificial e decoração especial para celebrar o Natal
Prefeitura anuncia neve artificial em pontos icônicos, iluminação em 50 locais e programação cultural para impulsionar economia e turismo
São Paulo se prepara para um Natal especial em 2024, com direito a neve artificial no centro da cidade a partir desta quinta-feira, 27. A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela Prefeitura para celebrar as festas de fim de ano.
O principal destaque será o Mosteiro de São Bento, que receberá uma vila natalina com pista de patinação no gelo gratuita, árvore de Natal e presépio. Além disso, emissores de neve artificial serão instalados também na sede da Prefeitura, na Praça da Sé e na Avenida Paulista. Corais, orquestras e presépios vão completar o clima natalino nesses espaços.
A abertura oficial das comemorações acontece nesta quinta-feira, na Praça da Sé, com apresentações musicais e o tradicional acender das luzes natalinas. A programação inclui ainda projeções em prédios históricos, como a sede dos Correios, Theatro Municipal, Pateo do Collegio e a própria sede da Prefeitura.
Segundo a administração municipal, este será "o maior e mais iluminado Natal de São Paulo", com pelo menos 50 pontos icônicos decorados e iluminados. Durante coletiva de imprensa, também foram detalhadas as operações de trânsito, segurança e transporte para o período das festas de Natal e Ano Novo.
De acordo com projeções da Fundação Getulio Vargas (FGV), o conjunto de ações deve movimentar mais de R$ 2 bilhões na economia da capital. Os investimentos para o Natal e Réveillon somam cerca de R$ 43 milhões, valor aproximadamente 20% superior ao do ano passado.
Para ampliar as celebrações a outras regiões, grandes avenidas que conectam bairros também receberão iluminação especial, como a Avenida Paulista, Braz Leme, Santo Amaro, Radial Leste, Sumaré e Giovanni Gronchi. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou eventos também na Praça do Forró, em São Miguel Paulista.
Cerca de 200 ônibus que circulam por essas vias serão decorados com luzes, assim como os parques Villa-Lobos, Ibirapuera, Trianon e Parque do Carmo. Na Avenida Paulista, a decoração contará com 290 arcos luminosos, formando um túnel de luz até um grande pórtico de Natal. O entorno do Parque Trianon e o vão livre do MASP também receberão iluminação e apresentações artísticas.
Queima de fogos e shows no Réveillon
A programação do Réveillon prevê 14 horas de música e 15 minutos de queima de fogos de artifício silenciosos, com 6,5 toneladas de artefatos. Um palco de 17 por 20 metros, com painel de LED cenográfico, receberá atrações como Colo de Deus, Frei Gilson, Padre Marcelo Rossi, João Gomes, Belo, Maiara & Maraisa, Ana Castela, Simone Mendes e Latino.
No ano passado, 2 milhões de pessoas participaram da virada na Paulista, número que deve ser superado este ano, segundo os organizadores.
Devido a três grandes eventos na região – a Corrida de São Silvestre, o Réveillon e o Réveillon da Paulista –, haverá alterações no trânsito. Além da Avenida Paulista, a Alameda Santos e a Alameda São Carlos do Pinhal, tradicionalmente usadas como vias de apoio, também serão fechadas.
Os bloqueios começam à meia-noite do dia 31 e seguem até a primeira hora do dia 2 de janeiro. Hospitais da região terão faixas acessíveis e reversíveis para garantir o acesso de ambulâncias e usuários aos serviços de saúde.
Para reforçar a segurança, a Polícia Militar empregará 2.000 policiais durante as festividades no Centro e 1.950 no Réveillon da Paulista. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) também intensificará o patrulhamento com mais de 1.100 agentes.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado