Geral

Arapiraca inicia plano de manejo de animais silvestres na área urbana do Riacho Piauí

Workshop reúne órgãos ambientais, universidades e setores públicos para definir protocolos de resgate, tratamento e proteção da fauna local

27/11/2025
Arapiraca inicia plano de manejo de animais silvestres na área urbana do Riacho Piauí

A Prefeitura de Arapiraca deu início, nesta semana, ao Plano de Manejo de Animais Silvestres que habitam a área urbana do Riacho Piauí. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), foi marcada por um workshop realizado no Centro Administrativo, reunindo representantes de órgãos ambientais, segurança pública e instituições acadêmicas.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, o encontro teve como objetivo identificar os principais órgãos responsáveis pelo manejo dos animais silvestres, detalhar suas competências e estabelecer oportunidades de cooperação para a efetiva implementação do plano.

Participaram do evento equipes da Fiscalização da SMDUMA, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Instituto SOS Caatinga, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Defensoria Pública, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), SMTT e Corpo de Bombeiros.

“Como principal resultado do workshop, elaboramos um mapa do caminho com protocolos para diferentes ocorrências envolvendo a fauna silvestre local, incluindo resgate, tratamento, reintrodução, pesquisa científica e educação ambiental”, destacou Fellipe Barbosa.

O superintendente reforçou ainda que a iniciativa representa mais um avanço da gestão do prefeito Luciano Barbosa no compromisso com a agenda ambiental e a proteção da biodiversidade, ressaltando a importância de políticas públicas sustentáveis que promovam segurança tanto para a população quanto para a fauna de Arapiraca.