Geral

Bolsas europeias operam sem direção única; Puma dispara em Frankfurt após rumores de aquisição

Mercados da Europa registram movimentos mistos em sessão marcada pela ausência de Wall Street devido ao feriado nos EUA. Em Frankfurt, ações da Puma sobem forte após relatos de interesse da Anta Sports.

27/11/2025
Bolsas europeias operam sem direção única; Puma dispara em Frankfurt após rumores de aquisição
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

Por Patricia Lara

As principais bolsas europeias apresentam desempenhos divergentes nesta quinta-feira, em meio à ausência da referência de Wall Street, fechada pelo feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Em Londres, o mercado recua diante de avaliações de que o novo Orçamento britânico é mais voltado à sobrevivência do que ao estímulo ao crescimento econômico. Já em Frankfurt, as ações da Puma registram forte alta após rumores sobre uma possível proposta de compra.

Por volta das 7h25 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,01%, aos 574,14 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Londres caía 0,21%, Paris tinha baixa de 0,09%, enquanto Frankfurt avançava 0,14%. Em Milão, o índice subia 0,05%, Madri registrava queda de 0,14% e Lisboa recuava 0,09%.

Segundo análise do Rabobank, o Orçamento de Outono do Reino Unido antecipa novamente o aumento dos gastos, mas posterga a elevação de impostos correspondentes. A reserva fiscal, de 22 bilhões de libras, é mais que o dobro dos 9,9 bilhões anunciados em março. Contudo, o ajuste necessário para atingir esse valor está concentrado no final do período, o que, segundo o banco, torna o plano pouco convincente. "Há poucas medidas no Orçamento voltadas para impulsionar o crescimento, incentivar o investimento, restaurar a confiança ou reformar o sistema tributário", afirma o Rabobank. "É um Orçamento de Sobrevivência, e não de Crescimento, elaborado para agradar tanto os parlamentares da base quanto os mercados financeiros."

No índice FTSE 100, referência da Bolsa de Londres, a Imperial Brands, do setor de cigarros, liderava as perdas, com queda de 2,4%. Por outro lado, as ações da mineradora de ouro Endeavour Mining subiam 1,6%, registrando o maior avanço percentual do índice.

Em Frankfurt, os papéis da Puma disparavam 17% após a notícia de que a Anta Sports, empresa listada em Hong Kong, estaria trabalhando com um consultor para avaliar uma oferta pela companhia alemã de artigos esportivos, segundo informações da Bloomberg. Entre os destaques do índice DAX, Deutsche Boerse, Rheinmetall e Siemens Energy avançavam mais de 2%.

Contato: [email protected]