Geral

Bolsas asiáticas fecham em alta com expectativa de corte de juros pelo Fed; Vanke recua em Hong Kong

Mercados da região avançam diante da possibilidade de alívio monetário nos EUA, mas setor imobiliário chinês sofre novo baque após Vanke adiar pagamento de títulos.

Patricia Lara* 27/11/2025
Bolsas asiáticas fecham em alta com expectativa de corte de juros pelo Fed; Vanke recua em Hong Kong
- Foto: Reprodução

São Paulo, 27/11/2025 – As bolsas asiáticas encerraram a sessão desta quinta-feira majoritariamente em alta, impulsionadas pela expectativa de que o Federal Reserve promova um alívio monetário em dezembro. Em contrapartida, as ações da Vanke recuaram fortemente em Hong Kong, refletindo dificuldades da empresa para honrar pagamentos de títulos e pressionando o setor imobiliário local.

O índice Hang Seng fechou com leve alta de 0,1%, aos 25.945,93 pontos em Hong Kong. As ações da Vanke despencaram 7,7% após a companhia propor o adiamento do pagamento de um título onshore, o que levou à suspensão das negociações de outros três títulos locais e desencadeou uma onda de vendas entre os desenvolvedores imobiliários chineses. O episódio aumentou os temores sobre a prolongada crise do setor no país. O Grupo Shimao registrou queda de 6,4% e a Longfor perdeu 3,7%.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 1,23%, alcançando 50.167,1 pontos. A SoftBank, focada em investimentos em tecnologia, teve alta de 3,6%. Já as ações da marca japonesa de streetwear Human Made dispararam 13% em sua estreia na bolsa de Tóquio.

O Kospi, principal índice da Bolsa de Seul, subiu 0,7% e fechou aos 3.986,91 pontos. O Banco da Coreia (BoK) manteve as taxas de juros inalteradas, e a consultoria Pantheon avalia que a possibilidade de um corte na taxa de juros em janeiro diminuiu, sendo mais provável que a medida seja adiada para fevereiro de 2026, diante de expectativas de crescimento mais robusto, riscos comerciais reduzidos e tendência de inflação mais elevada.

Na China continental, o Xangai Composto avançou 0,3%, chegando a 3.875,26 pontos, enquanto o Shenzhen Composto recuou 0,1%, a 2.430,54 pontos.

Em Taiwan, o índice Taiex subiu 0,5%, para 27.554,53 pontos. Ações do setor de defesa devolveram ganhos da sessão anterior, em meio a dúvidas sobre a efetivação dos investimentos anunciados pelo presidente Lai Ching-te. Aerospace Industrial Development caiu 4,5% e Aero Win recuou 7,1%.

Na Oceania, o S&P/ASX 200 registrou alta de 0,13% em Sydney, encerrando aos 8.617,30 pontos.

Contato: [email protected]

* Com informações da Dow Jones Newswires