Geral
Brasil atinge 30 mil cavernas registradas após nova descoberta em Minas Gerais
Marca histórica foi alcançada com o registro da Gruta do Pica-Pau, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, um dos principais complexos espeleológicos do mundo.
O Brasil alcançou a marca de 30 mil cavidades naturais subterrâneas registradas, entre cavernas e grutas, segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Cecav).
O número foi atingido com o registro da Gruta do Pica-Pau, localizada no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, e inserida no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE).
Situada na Fazenda Cordisburgo 2, a Gruta do Pica-Pau é considerada por pesquisadores a mais relevante entre as recentes descobertas no Peruaçu, destacando-se por suas dimensões, volume e outros atributos.
O cadastramento da caverna foi realizado pela empresa de consultoria Ativo Ambiental, como parte dos estudos para definição de áreas destinadas à regularização fundiária, no âmbito de um Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE) firmado entre o ICMBio e a Vale S.A.
Localizado no norte de Minas Gerais, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é reconhecido como um dos principais complexos de cavernas do mundo e detém o título de Patrimônio Mundial Natural concedido pela UNESCO. O parque abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, contemplando os biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Pesquisadores estimam que a região pode abrigar mais 1,4 mil cavernas.
No total, o parque reúne 80 sítios arqueológicos, alguns com pinturas rupestres que datam de 500 a 11 mil anos, além de mais de 200 cavernas já catalogadas, algumas delas abertas à visitação, conforme informações do ICMBio, responsável pela administração da unidade.
O cadastro nacional foi criado para ampliar o conhecimento técnico e científico sobre as cavernas brasileiras, armazenando e disponibilizando dados sobre esses sítios naturais.
Em 2025, quase 4 mil cavernas foram registradas, de acordo com levantamento do instituto, número que supera a média anual dos anos anteriores, que girava em torno de 1,4 mil cavernas registradas entre 2014 e 2024.
As cavidades naturais subterrâneas desempenham papel fundamental na conservação ambiental: armazenam água, protegem minerais raros, abrigam diversas espécies e funcionam como laboratórios naturais para o estudo dos impactos das mudanças climáticas e outros fenômenos ambientais.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento