Geral

EUA podem não convidar África do Sul para eventos do G20 em 2026, aponta imprensa

Decisão inédita excluiria país africano das reuniões do grupo das maiores economias do mundo; Polônia pode ser chamada para ocupar a vaga

Sputinik Brasil 26/11/2025
EUA podem não convidar África do Sul para eventos do G20 em 2026, aponta imprensa
Foto: © AP Photo / Evan Vucci

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pretende convidar a África do Sul para os eventos do G20 que ocorrerão em solo norte-americano em 2026. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pela CNN, que cita uma fonte familiarizada com o tema.

De acordo com a emissora, a exclusão da África do Sul das reuniões do grupo das maiores economias do mundo seria um movimento sem precedentes. Seria a primeira vez, em mais de duas décadas de existência do G20, que um país seria completamente afastado da participação.

A reportagem destaca ainda que os Estados Unidos boicotaram recentemente a cúpula do G20 realizada na África do Sul, no último fim de semana, devido a acusações — não comprovadas, segundo ressalta a CNN — de "genocídio de brancos" envolvendo autoridades sul-africanas.

Segundo a CNN, Washington planeja convidar a Polônia para participar da cúpula em nível elevado, uma vez que o governo polonês mantém relações próximas com Trump e busca integrar o grupo.

Após encontro com Trump em setembro, o líder polonês Karol Nawrocki afirmou ter recebido convite para a reunião, prevista para dezembro de 2026 no resort Doral, na Flórida, que pertence ao presidente norte-americano.

O porta-voz do presidente sul-africano, Vincent Magwenya, declarou à CNN que, em Pretória, "já ouviram essas suposições", mas que, "até que haja uma notificação oficial", consideram-nas especulativas. A emissora informou ainda ter solicitado esclarecimentos à Casa Branca e ao Departamento de Estado.