Geral
Confiança da indústria brasileira recua em novembro, aponta FGV
Índice de Confiança da Indústria registra oitava queda no ano, refletindo pessimismo diante de juros altos e demanda fraca; expectativa para o futuro melhora após meses de retração.
A confiança da indústria brasileira voltou a recuar em novembro, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,7 ponto, atingindo 89,1, e registrou sua oitava queda no ano, ampliando o clima de pessimismo no setor.
De acordo com a FGV, o Índice de Situação Atual teve retração mais acentuada, caindo 4,6 pontos e chegando a 89,6. Empresários do setor industrial citaram estoques elevados e demanda ainda fraca como principais desafios.
Por outro lado, o Índice de Expectativas subiu 3,4 pontos e alcançou 88,8, após cinco meses consecutivos de queda, sugerindo algum alívio nas perspectivas para os próximos meses.
Apesar do bom momento do mercado de trabalho, a indústria segue pressionada pelos juros elevados. O Banco Central mantém a taxa Selic em 15% ao ano, o maior patamar em duas décadas, e deve mantê-la na reunião marcada para os dias 9 e 10 de dezembro, em busca do controle da inflação.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado