Geral
Ceron alerta para risco de precedentes com aposentadoria especial a agentes de saúde
Secretário do Tesouro Nacional ressalta preocupação com sustentabilidade do sistema e defende reformas diante do aumento da expectativa de vida.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou à GloboNews que a aprovação da aposentadoria especial para agentes de saúde pelo Senado representa um precedente preocupante para o sistema previdenciário, independentemente do impacto fiscal gerado.
"Abre precedente para criar exceções para alguns grupos se aposentarem antes da idade mínima exigida. É absolutamente preocupante do ponto de vista da sustentabilidade. Não é uma discussão de governo, mas de Estado", destacou Ceron.
O secretário enfatizou que a proposta vai na contramão dos debates sobre a sustentabilidade do sistema previdenciário. "Com o aumento da expectativa de vida, hoje o ideal seria aumentar a idade de aposentadoria, não reduzi-la. É uma grande preocupação", reforçou.
Ceron também ressaltou que o sistema previdenciário enfrentará desafios ainda maiores no futuro devido ao envelhecimento da população e defendeu a continuidade das reformas. "É preciso naturalizar as reformas da previdência. Não pode ser tabu. O sistema deve ser ajustado conforme a expectativa de vida aumenta", completou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado