Geral
Papa Leão XIV visita Turquia e Líbano em meio a tensões no Oriente Médio
Pontífice, primeiro americano no cargo, participa de eventos históricos, dialoga com líderes religiosos e presta solidariedade a comunidades afetadas pela crise regional
Papa Leão XIV inicia nesta quinta-feira, 27, sua primeira viagem internacional, com visitas à Turquia e ao Líbano. A agenda ocorre em um cenário de tensões crescentes no Oriente Médio, atraindo forte atenção da mídia dos Estados Unidos, já que Leão XIV é o primeiro papa americano.
Na Turquia, o pontífice participará das comemorações pelos 1.700 anos do Concílio de Niceia, rezará ao lado do patriarca ecumênico Bartolomeu e assinará uma declaração conjunta, simbolizando um gesto de unidade entre católicos e ortodoxos.
No Líbano, Leão XIV pretende apoiar cristãos e outras comunidades afetadas pela crise, além de rezar no local da explosão do porto de Beirute, ocorrida em 2020.
Durante a viagem, o papa discursará em inglês na Turquia e em inglês e francês no Líbano, optando por não utilizar o italiano. Segundo o Vaticano, não foram adotadas medidas extras de segurança, mesmo diante do aumento das tensões após ataques recentes na região.
A pauta do pontífice inclui temas como paz regional, diálogo inter-religioso e migração. Líderes locais aguardam que Leão XIV cobre justiça pela explosão no porto de Beirute e ofereça apoio à juventude libanesa diante da crise econômica. (Com informações da Associated Press)
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado