Geral

Temporais causam alagamentos e deixam casas submersas no norte de Santa Catarina

Volume de chuva chegou a 180 mm e rio subiu quase oito metros em Luiz Alves, município mais afetado

25/11/2025
Temporais causam alagamentos e deixam casas submersas no norte de Santa Catarina
- Foto: Reprodução / agência Brasil

Fortes temporais atingem a região norte de Santa Catarina desde a madrugada do dia 25, acumulando um volume de chuva de 180 milímetros (mm), segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado.

Em Luiz Alves, município mais atingido, o nível do rio subiu quase oito metros, deixando diversas casas submersas.

Notícias relacionadas:

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), 22 pessoas foram resgatadas em áreas de alagamento e outros quatro atendimentos foram realizados para garantir o transporte seguro de moradores.

Apenas uma pessoa precisou de atendimento médico após sofrer ferimentos leves e está fora de risco.

Segundo nota da corporação, uma força-tarefa foi montada com três equipes do Corpo de Bombeiros de diferentes cidades, além das defesas civis municipal e estadual, agentes da Prefeitura de Luiz Alves e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), para ampliar a capacidade de resposta.

“Além disso, a aeronave Arcanjo realizou voos em reconhecimento da situação e identificação de possíveis vítimas”, destaca o comunicado.

Um comando emergencial foi inicialmente instalado no quartel da Polícia Militar de Santa Catarina e, com a redução do nível da água, transferido para o quartel do CBMSC em Luiz Alves.

A Defesa Civil de Santa Catarina foi procurada pela reportagem da Agência Brasil para informar sobre o número de decretos de estado de emergência nos municípios afetados, mas ainda não respondeu. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.