Geral
Oposição ameaça obstruir Câmara caso projeto de anistia não seja pautado
Líder do PL, Sóstenes Cavalcante, pressiona presidência da Casa para avançar com proposta que pode beneficiar ex-presidente Jair Bolsonaro
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou neste domingo (23) que a oposição irá obstruir o plenário caso o projeto de anistia, que pode beneficiar principalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, não seja colocado em pauta.
De acordo com o portal Metrópoles, Sóstenes pretende procurar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o tema e tentar evitar uma nova paralisação dos trabalhos, como ocorreu em agosto, após a prisão domiciliar de Bolsonaro.
Na ocasião, a oposição exigiu a inclusão do projeto de anistia na pauta. Motta atendeu ao pedido, colocando o texto em regime de urgência, o que dispensou a análise pelas comissões da Casa.
O projeto foi entregue ao deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que, durante sua relatoria, modificou o texto para tratar apenas da redução de penas, retirando a proposta de anistia ampla, geral e irrestrita, o que gerou insatisfação entre os opositores.
No sábado (22), após a prisão preventiva de Bolsonaro, Paulinho afirmou que a detenção pode acelerar a votação do projeto de lei da dosimetria.
"Acredito que a prisão do Bolsonaro acelera o processo da votação. Acho que tinha alguns líderes do PL tendo algumas dificuldades, mas com a prisão do Bolsonaro facilita a negociação."
Uma eventual obstrução prolongada do plenário da Câmara pode colocar em risco a aprovação do orçamento de 2026, que precisa ser votado antes do recesso parlamentar, em dezembro. O impasse pode resultar no congelamento de investimentos do governo federal e no atraso no repasse de emendas parlamentares em pleno ano eleitoral.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal