Geral
Negociações avançam na COP30, mas países ainda buscam consenso
Conferência em Belém segue sem acordo final; principais impasses envolvem transição energética e metas climáticas
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) segue sem desfecho na manhã deste sábado, em Belém. A plenária de encerramento está prevista para as 12h, quando deverão ser apresentados os textos finais com as decisões do encontro.
As negociações em torno do documento final se estenderam pela madrugada. O evento estava originalmente previsto para terminar nesta sexta-feira (21), mas a busca por consenso adiou o encerramento.
No início da manhã de ontem, foram divulgados os rascunhos dos textos em discussão, conhecidos como Pacote de Belém.
Representantes da sociedade civil criticaram a falta de ambição dos países em relação às metas climáticas do Acordo de Paris, que visa limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC, evitando assim um ciclo grave de catástrofes ambientais.
Um dos principais pontos de frustração foi a ausência de um cronograma para a eliminação gradual dos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral, considerados os principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa.
O governo brasileiro, especialmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a inclusão de uma proposta concreta para a transição energética, com prazos e metas definidos.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela