Geral

Executiva da Deloitte destaca conexões e oportunidades após COP30

Maria Emilia Peres avalia que encontros durante a conferência impulsionaram agendas entre CEOs e fortaleceram a discussão sobre economia de alta biodiversidade

22/11/2025
Executiva da Deloitte destaca conexões e oportunidades após COP30
- Foto: Agência Brasil/Divulgação

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) representou uma grande oportunidade de conexão entre presidentes (CEOs) de grandes empresas, promovendo discussões sobre negócios inovadores. Tanto dentro quanto fora do evento, lideranças empresariais e representantes de associações setoriais se reuniram para debater temas da agenda climática e explorar novas parcerias.

“Estamos superfelizes com o pós-COP”, afirmou à Broadcast a sócia da Deloitte e responsável pela área de Estratégia e Design de Negócios, Maria Emilia Peres. Segundo ela, o período após a conferência promete ser tão ou mais produtivo que o próprio evento para o setor empresarial. “Temos agenda marcada para depois da COP de CEO falando com CEO”, destacou.

Maria Emilia relatou que deixa Belém com reuniões agendadas com clientes, fruto de novas conexões estabelecidas durante a COP30, e a convicção de que as últimas semanas foram fundamentais para criar uma compreensão no alto escalão sobre o “potencial de geração de negócios, de receita e de impacto social positivo com o desenho de uma nova economia”. Ela acrescentou: “Temos falado muito que não se trata mais de transição para uma economia de baixo carbono. Estamos discutindo aqui a transição para uma economia de alta biodiversidade”.

A executiva enfatizou ainda que “o setor privado entende o risco da mudança climática” e afirmou: “O setor privado, efetivamente, entendeu de maneira pragmática quais são as oportunidades relacionadas à mudança climática”.