Geral

Socialista Mamdani, prefeito eleito de NY, posta foto sorrindo a caminho de encontro com Trump

Reunião entre o novo prefeito de Nova York e o presidente dos EUA acontece nesta sexta-feira, em meio a clima de tensão e trocas de críticas públicas

21/11/2025
Socialista Mamdani, prefeito eleito de NY, posta foto sorrindo a caminho de encontro com Trump
Zohran Mamdani - Foto: Reprodução / Instagram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta sexta-feira, 21, o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, para uma reunião na Casa Branca. O encontro está agendado para as 15h no horário local (17h em Brasília).

Em sua conta no X, Mamdani compartilhou, por volta das 8h30 da manhã, uma foto sorrindo durante um voo comercial, acompanhada de um emoji de avião, indicando que já estava a caminho de Washington.

Trump anunciou a reunião dois dias antes, na rede Truth Social. “O prefeito comunista da cidade de Nova York, Zohran ‘Kwame’ Mamdani, pediu uma reunião. Concordamos que esse encontro acontecerá no Salão Oval na sexta-feira, 21 de novembro. Mais detalhes em breve”, escreveu o presidente.

Em entrevista à Fox News Radio, Trump afirmou esperar que a conversa seja “bastante civilizada”. “Acho que nos daremos bem”, declarou.

Nos últimos meses, as trocas de críticas entre Trump e Mamdani se intensificaram. O presidente já chamou o prefeito eleito de “lunático comunista completo” e “totalmente maluco”. Mamdani, por sua vez, classificou o governo Trump como “autoritário” e se descreveu como “o pior pesadelo de Donald Trump”.

A vitória de Mamdani, há menos de um mês, representou uma derrota política para Trump, que apoiava o adversário Andrew Cuomo. Durante a campanha, o presidente questionou a cidadania de Mamdani — nascido em Uganda e naturalizado após concluir a faculdade nos EUA — e chegou a ameaçar prendê-lo caso não colaborasse com agentes de imigração.

Trump também ameaçou cortar recursos federais para Nova York, sua cidade natal, caso Mamdani fosse eleito. Em seu discurso de vitória, Mamdani declarou: “Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou”.

Mamdani assumirá o cargo em janeiro, substituindo o democrata Eric Adams, e será o novo prefeito da cidade mais populosa dos Estados Unidos.

Com informações da Associated Press.