Geral

Trump estabelece quinta-feira como prazo final para Ucrânia aceitar plano de paz dos EUA

Ex-presidente norte-americano pressiona Kiev e afirma que sanções à Rússia serão mantidas; reunião com prefeito eleito de Nova York também é destaque

21/11/2025
Trump estabelece quinta-feira como prazo final para Ucrânia aceitar plano de paz dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: © AP Photo / Alex Brandon

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Ucrânia tem até a próxima quinta-feira para aceitar o plano de paz proposto por Washington, com o objetivo de encerrar a guerra no país. Em entrevista à Fox News Radio, Trump declarou que essa data representa o "prazo final", embora tenha reconhecido que já estabeleceu outros prazos anteriormente.

"Se as coisas estão funcionando bem, você tende a estendê-los", ponderou o republicano, mas reforçou que considera a próxima quinta-feira um limite firme. Para Trump, este é o momento "apropriado" para que Kiev aceite o acordo sugerido pelos Estados Unidos.

Trump também assegurou que não pretende retirar as sanções impostas à Rússia.

Questionado sobre o risco de Moscou atacar países bálticos, o ex-presidente afirmou que "eles serão impedidos" e avaliou que o presidente russo, Vladimir Putin, "não está procurando mais guerra". "Ele sofreu punição. Era para ser uma guerra de um dia, que acabou entrando no quarto ano agora", declarou.

O republicano ainda comentou sobre sua próxima reunião com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, classificando o encontro como potencialmente "muito civilizado". "Acho que vamos nos dar bem", disse Trump. De acordo com sua agenda oficial, o encontro está previsto para o fim da tarde desta sexta-feira.

Trump também reagiu ao discurso de vitória de Mamdani, no qual o prefeito eleito fez críticas ao ex-presidente. Trump admitiu que o "atingiu um pouco forte" durante a campanha e afirmou não ter entendido a provocação para "aumentar o volume". "Não sei exatamente o que ele quer dizer com 'aumente o volume', ele precisa ter cuidado quando diz isso para mim", concluiu.