Geral
Dólar em alta ofusca fim de tarifaço e pressiona juros futuros
Moeda americana avança diante do real e outros pares, enquanto decisão dos EUA sobre tarifas e cenário fiscal brasileiro influenciam o mercado
A valorização do dólar frente ao real e à maioria das moedas internacionais, em meio à cautela com indicadores divergentes dos Estados Unidos, acabou ofuscando a boa notícia do fim do tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a importação de diversos produtos brasileiros. O ambiente de incerteza também se mantém, apesar da queda nos rendimentos dos Treasuries americanos.
No radar dos investidores, o cenário fiscal brasileiro ganhou destaque após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciar que o plenário apreciará na próxima terça-feira um projeto de lei que regulamenta a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A proposta, considerada uma "pauta-bomba" bilionária, pode pressionar ainda mais as contas públicas.
O texto aprovado na Câmara, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), segundo o relator deputado Antonio Brito (PSD-BA), teria um impacto estimado de R$ 5,5 bilhões até 2030.
Às 9h20, a taxa do depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 estava em 13,630%, praticamente estável em relação ao ajuste anterior de 13,631%. Já o DI para janeiro de 2029 subia para 12,900%, ante 12,882%, enquanto o contrato para janeiro de 2031 avançava para 13,245%, frente a 13,229% no ajuste anterior.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo