Geral
ONU alerta para risco irreversível à Amazônia, destaca Guterres em coletiva
Secretário-geral das Nações Unidas aponta ameaça do ponto de não retorno para o bioma amazônico e destaca papel do Brasil na liderança climática durante a COP30.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez nesta quinta-feira, 20, um novo alerta sobre os "prejuízos irreversíveis" que ameaçam o bioma amazônico. Segundo ele, esse é o maior risco associado ao chamado ponto de não retorno, estágio em que as mudanças provocadas pelo aquecimento global e pela crise climática passam a ser permanentes. Guterres concedeu entrevista coletiva à imprensa em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
No início da coletiva, Guterres elogiou a "liderança extraordinária" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, Lula se reuniu com ministros de grupos negociadores de países emergentes — incluindo nações árabes, latino-americanas, China, Índia e Indonésia —, além de representantes da União Europeia, África e Pequenos Estados Insulares.
Nesta quinta, o secretário-geral da ONU também fez um apelo às delegações para que atuem no sentido de limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. "Depois de 10 anos do Acordo de Paris, avançamos bastante, mas ainda não o suficiente", afirmou.
Guterres reforçou ainda que a adaptação climática não é uma meta teórica e exige compromisso efetivo dos países. Ele destacou que triplicar os recursos destinados a essa área é fundamental para enfrentar os desafios do clima.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos