Geral
Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal
Advogado-geral da União é escolhido para ocupar vaga deixada por Barroso; nome ainda precisa passar por sabatina no Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta quinta-feira (20), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Messias foi escolhido para ocupar a vaga aberta com a saída de Luís Roberto Barroso, que deixou a Corte poucas semanas após o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, apontados como núcleo central da tentativa de golpe.
Para assumir o cargo, Messias ainda precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter seu nome aprovado em votação no plenário da Casa.
À frente da Advocacia-Geral da União desde o início do terceiro mandato de Lula, Jorge Messias sempre figurou entre os favoritos para a vaga de Barroso. Apesar do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ser o preferido de parte do Congresso e do próprio STF, Lula manteve sua escolha.
De acordo com a imprensa nacional, Lula deve apoiar Pacheco em uma possível candidatura ao governo de Minas Gerais, embora o senador resista à ideia.
Com a indicação de Messias, Lula chega a 11 indicações ao STF ao longo de seus três mandatos. Atualmente, também compõem a Corte os ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Dias Toffoli.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos