Geral
Bolsas europeias avançam após resultados da Nvidia afastarem temores de bolha em IA
Desempenho positivo da gigante de chips impulsiona mercados; Frankfurt lidera altas e investidores aguardam dados do emprego nos EUA
As bolsas europeias operam em alta nesta quinta-feira (20), impulsionadas pelo desempenho da Nvidia, que dissipou preocupações sobre uma possível bolha no setor de inteligência artificial e uma correção nos ativos em Wall Street. O destaque fica para Frankfurt, impulsionada por ações dos setores de defesa e energia, enquanto investidores aguardam novos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.
Por volta das 9h57 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,66%, alcançando 565,46 pontos. No mesmo horário, Londres avançava 0,62%, Paris 0,79% e Frankfurt 1%. As bolsas de Milão e Lisboa registravam ganhos de 0,82% e 0,95%, respectivamente, enquanto Madri subia 0,69%.
Segundo o Rabobank, os resultados e projeções da Nvidia surpreenderam positivamente, contribuindo para a estabilidade momentânea do mercado de ações. "Isso talvez adie a perspectiva de uma queda desordenada nos valores dos ativos, do tipo que tira o sono dos banqueiros centrais, ao mesmo tempo que dá aos investidores e à inexorável demanda passiva tempo para acumular mais combustível sob esses ativos antes que uma correção significativa chegue", avaliaram analistas da instituição.
Entre as fabricantes de chips, destaque para a ASML, que subia 1,6% em Amsterdã, e a Nordic Semiconductor, com alta de 2,4% em Oslo.
Em Frankfurt, a SAP registrava valorização de 1,27% e a Infineon, de 0,40%. Os maiores ganhos percentuais do índice DAX eram da Rheinmetall e Siemens, com altas de 4,9% e 4,2%, respectivamente, seguidas pela RWE (+2,3%).
Em Londres, as ações da Halma saltavam 13% após a empresa de segurança contra incêndio e infraestrutura divulgar resultados recordes no primeiro semestre fiscal. A produtora de jogos Games Workshop também se destacava no FTSE, com alta de 12,7%.
Entre as mineradoras, a Antofagasta subia 1,13% e a Rio Tinto registrava valorização de 1%.
No cenário macroeconômico, o índice de preços ao produtor (PPI) da Alemanha recuou 1,8% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2024.
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram