Geral
JWST revela pistas das primeiras estrelas do cosmo, ampliadas por lente gravitacional
Telescópio James Webb pode ter identificado estrelas da População III em galáxia distante, lançando luz sobre a origem das primeiras galáxias do Universo.
O Telescópio Espacial James Webb (JWST) pode ter identificado, pela primeira vez, estrelas da geração primordial que surgiram logo após o Big Bang, em uma galáxia distante ampliada por lente gravitacional. A descoberta oferece pistas cruciais sobre a origem das primeiras galáxias do Universo.
Astrônomos anunciaram que o JWST possivelmente detectou a primeira geração de estrelas, conhecidas como População III (POP III). Essas estrelas teriam se formado pouco após o Big Bang e foram observadas em uma galáxia chamada LAP1-B, cuja luz levou 13 bilhões de anos para chegar até nós, mostrando-a como era apenas 800 milhões de anos após a origem do cosmos.
Segundo Eli Visbal, líder da equipe da Universidade de Toledo, esta pode ser a primeira detecção direta dessas estrelas primordiais. Ele destacou que a descoberta só foi possível graças à sensibilidade do JWST e à ampliação de cem vezes proporcionada por uma lente gravitacional formada por um aglomerado de galáxias entre a Terra e LAP1-B.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos