Geral

PSOL solicita prisão imediata de Ramagem, que viajou aos EUA após condenação no STF

Deputados do PSOL alegam risco de fuga após Alexandre Ramagem, condenado por tentativa de golpe, ser localizado em Miami

Sputnik Brasil 19/11/2025
PSOL solicita prisão imediata de Ramagem, que viajou aos EUA após condenação no STF
Foto: © AP Photo / Eraldo Peres

O PSOL protocolou nesta quarta-feira (19), junto à Polícia Federal (PF), um pedido de prisão imediata do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e atualmente em Miami, nos Estados Unidos.

De acordo com os parlamentares, "tudo indica" que Ramagem deixou o Brasil para evitar a execução da pena. A solicitação foi assinada pelos deputados Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Talíria Petrone.

"Segundo amplamente noticiado por veículos de imprensa, o Deputado Federal Alexandre Ramagem estaria residindo nos Estados Unidos, em condomínio de luxo na cidade de North Miami, o que potencialmente configura risco de fuga ou impedimento de execução de pena", afirma o documento assinado pelo deputado Henrique Vieira.

Ramagem foi condenado pela Primeira Turma do STF a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado. A Suprema Corte também determinou, por maioria, a perda do mandato de deputado federal, mas a decisão ainda depende de referendo da Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro, Ramagem foi condenado por envolvimento na trama golpista.

A condenação se baseia em investigações que apontam que o deputado utilizou a Abin como uma central de contrainteligência paralela, a serviço de uma organização criminosa, para produzir e disseminar informações falsas contra adversários políticos enquanto estava à frente da instituição.

Entre os documentos citados no processo, há materiais que teriam sido elaborados por Ramagem em conjunto com o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).