Geral

Vigilância Sanitária capacita vendedores de tapioca da orla de Maceió

Curso reforça boas práticas sanitárias, orientando sobre o correto armazenamento e manipulação de alimentos oferecidos aos consumidores

19/11/2025
Vigilância Sanitária capacita vendedores de tapioca da orla de Maceió
Curso foi direcionado aos vendedores que atuam em quiosques da orla. - Foto: Cortesia

Com o objetivo de aprimorar a atuação dos comerciantes e garantir padrões sanitários adequados, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, nesta quarta-feira (19), uma capacitação voltada para representantes de quiosques que comercializam tapioca na orla da capital.

A iniciativa integra a estratégia de conscientização sobre as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e reuniu 20 comerciantes do segmento. O curso reforçou as exigências legais em prol da saúde dos consumidores.

A capacitação foi conduzida pelo chefe especial da Visa, Airton Santos, e pela bióloga e fiscal sanitária da Gerência da Inspetoria de Alimentos, Rita de Cassia Almeida.

“Esses encontros proporcionam alinhamento e atualização sobre as normas sanitárias, beneficiando tanto o consumidor quanto os comerciantes no que diz respeito à saúde pública. Com os cursos, propomos conscientização, responsabilidade e compromisso com a saúde coletiva”, destacou Airton Santos.

Durante o treinamento, foram abordados temas como manipulação, armazenamento, refrigeração, validade e higienização dos alimentos. Também foi enfatizada a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), da higienização adequada dos ambientes e da aquisição de alimentos com procedência garantida, assegurando a qualidade e a segurança alimentar da população.