Geral
Inep anula três questões do Enem 2025 e aciona PF após suspeita de vazamento
Órgão identificou similaridades entre itens do exame e conteúdos publicados nas redes sociais; Polícia Federal vai investigar possível violação de sigilo
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 após receber denúncias de que itens semelhantes teriam circulado on-line antes da aplicação da prova.
De acordo com o Inep, foram identificadas "similaridades pontuais" entre conteúdos publicados nas redes sociais e questões presentes no exame, embora nenhuma delas tenha sido reproduzida integralmente na versão aplicada neste ano. O órgão, no entanto, não informou quais perguntas serão descartadas.
A autarquia informou ainda que acionou a Polícia Federal para investigar a autoria da divulgação e apurar se houve violação de sigilo ou qualquer conduta irregular relacionada ao exame.
Os primeiros boatos sobre um possível vazamento do Enem começaram a circular nas redes sociais na noite de segunda-feira (17), logo após o segundo dia de provas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado