Geral
RJ mapeia mais de 13 mil barricadas e lança programa para remoção em vias de comunidades
Governo estadual inicia ação conjunta com municípios para retirada de obstáculos em acessos de comunidades da região metropolitana do Rio
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta segunda-feira (17) o lançamento de um programa para remoção de barricadas instaladas em acessos a comunidades da região metropolitana do estado. A iniciativa prevê uma ação conjunta entre o governo estadual e as prefeituras, com a primeira fase abrangendo 12 dos 22 municípios da região metropolitana, e início previsto para a próxima semana.
Segundo Castro, já foram mapeadas 13.604 barricadas por meio de drones e denúncias recebidas pelo Disque Denúncia, número que pode ser ainda maior. O governador classificou quatro tipos principais de obstruções: feitas com entulhos, com escavação do asfalto, estruturas de concreto e as chamadas “obras de engenharia”, consideradas mais complexas e, em alguns casos, eletrificadas.
O governo estadual ficará responsável pelo fornecimento do maquinário necessário — como retroescavadeiras, motosserras e caminhões basculantes — e promete disponibilizar 50 “kits” com esses equipamentos para as prefeituras. Já os municípios deverão atuar na remoção dos entulhos, no ordenamento urbano e na recuperação das vias, incluindo novo asfaltamento.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado