Geral
Rio tem quase 14 mil barreiras e Castro anuncia operação em 11 cidades do Estado
Operação Barricada Zero será realizada em municípios da região metropolitana para remover obstáculos instalados por criminosos e garantir a circulação nas vias públicas.
O governador Cláudio Castro (PL) lançou nesta segunda-feira, 17, a Operação Barricada Zero, iniciativa que integra as ações do governo do Rio de Janeiro após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho. Segundo informações do governo estadual, foram mapeadas 13.604 barreiras em vias públicas da região metropolitana.
As operações de remoção desses obstáculos tiveram início no dia 10 de junho, quando equipes do 31º BPM (Recreio) atuaram em comunidades da zona sudoeste do Rio. Uma semana depois, Castro oficializou a Operação Barricada Zero, ao lado de prefeitos de cidades da região metropolitana. As ações contam com a participação conjunta das forças de segurança, secretarias estaduais e municipais.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), o levantamento das 13.604 barricadas utilizou dados de registros de ocorrências, informações do Disque Denúncia e imagens captadas por drones e helicópteros.
As operações serão realizadas nos seguintes municípios:
Belford Roxo
Duque de Caxias
Itaboraí
Japeri
Mesquita
Nilópolis
Nova Iguaçu
Queimados
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
O governo do Estado também anunciou a aquisição de "kits demolição", compostos por retroescavadeiras e equipamentos específicos para a retirada dos entulhos e desobstrução das vias.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado