Geral

Navio de carga de 600 anos é resgatado na Coreia do Sul

Embarcação da era Joseon, considerada patrimônio subaquático, revela detalhes inéditos sobre transporte de grãos no século XV

Sputnik Brasil 16/11/2025
Navio de carga de 600 anos é resgatado na Coreia do Sul
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Um navio de carga com cerca de 600 anos, pertencente à dinastia Joseon (1392–1897), foi recuperado do fundo do mar na costa oeste da Coreia do Sul. Conhecido como Mado 4, o navio teria afundado por volta de 1420 e é considerado o único naufrágio da era Joseon com essa idade já encontrado.

A embarcação foi localizada a aproximadamente 150 quilômetros a sudoeste de Seul e é descrita pela equipe de pesquisa como um valioso patrimônio subaquático. O achado permitiu desvendar a verdadeira natureza dos navios de transporte de grãos da época, que, até então, eram conhecidos apenas por registros históricos, segundo informações do portal The History Blog.

De acordo com os pesquisadores, o Mado 4 partiu de Naju, na província de Jeolla do Sul, transportando tributos e impostos em grãos com destino a Gwangheungchang, em Hanyang – atual distrito Mapo, em Seul –, onde funcionava o escritório do governo responsável pelo pagamento dos salários dos funcionários públicos.