Geral
Itália e Brasil se unem em projeto de gestão de resíduos
Instituto Lixo Zero convoca empresas a apoiarem reciclagem
Um novo projeto de cooperação entre o Brasil e a Itália voltado à gestão de resíduos e ao desenvolvimento da economia circular foi oficialmente apresentado pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.
Em carta enviada a empresas brasileiras, Sabatini convocou especialmente o setor industrial a apoiar o programa por meio da destinação de 1% de seu imposto de renda a projetos ambientais, iniciativas de reciclagem, educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, com total dedutibilidade fiscal, conforme previsto na Lei de Incentivo à Reciclagem.
Segundo ele, os recursos, "em vez de serem pagos à Receita Federal, podem ser transformados em investimentos sociais e ambientais com autorização do Ministério do Meio Ambiente".
O projeto "Cidade Lixo-Zero - Implementação do Modelo Italiano de Coleta Seletiva de Resíduos", do Instituto Lixo Zero Brasil, foi criado como uma plataforma de capacitação, transferência de tecnologia e impacto social.
A iniciativa, inspirada na excelência italiana em gestão de resíduos, prevê a implementação direta em 20 municípios brasileiros e em igual número de associações de catadores de materiais recicláveis.
O objetivo é promover uma troca estruturada de conhecimentos e metodologias entre os dois países, aprimorando a qualidade dos serviços de gestão de resíduos nas áreas de atuação das empresas, capacitando mão de obra local e fortalecendo a responsabilidade social e ambiental nas comunidades envolvidas.
O projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e aos critérios ESG exigidos internacionalmente.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
5ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais