Geral
Enem 2025: confira as sugestões para segundo dia de exame
Educação, Enem 2025, Provas, Matemática, ciência da natrureza, Inep, Ensino Médio, matemática, Ciências da Natureza
Horas finais para quem fará o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025, quando os candidatos tiverem 90 questões das provas de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química), aplicadas em mais de 1,8 mil municípios de todos os estados mais o Distrito Federal.

A Agência Brasil entrevistou o diretor de Ensino e Inovações Educacionais na plataforma SAS Educação, Ademar Celedônio, e traz dicas para quem vai encarar até cinco horas as provas que bloqueiam mais cálculos e cálculo lógico do Enem.
Ciências da tocha
Notícias relacionadas:
- A TV Brasil acompanha ao vivo segundo dia do Enem com boletins.
- Enem 2025: Inep adota modelo de testlets na elaboração das provas.
- Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC.
O entrevistado explica que o Enem costuma ser constante e previsível em termos de conteúdo. Ademar Celedônio resumiu os temas mais recorrentes e esperados, neste domingo, na prova de ciências da natureza e suas tecnologias do exame, que abrange física, biologia e química
Física
· eletricidade: foco no consumo de energia elétrica, circuitos elétricos e outras fontes de energia (solar, eólica);
· termodinâmica: é um tema de presença constante.
· ondas: questões que abordam espectros (infravermelho, ultravioleta, etc.).
Biologia
· meio ambiente: será um tema certo com destaque para desequilíbrios em ecossistemas e ciclos biogeoquímicos, além de relações ecológicas;
· saúde: cobrança de doenças causadas por bactérias e protozoários. Ele observa que questões sobre atualidades em Saúde como as vacinas têm sido cobradas nos últimos anos pelo Enem.
Química
aplicações práticas: temas focados em funções orgânicas com aplicações e química ambiental (como poluição da água e tecnologias ambientais) devem ser destacados.
Matemática
Com base nas edições anteriores, o diretor da SAS Educação, Ademar Celedônio, aposta em uma prova de matemática com foco intenso em assuntos básicos e práticos do cotidiano e diz que os conteúdos do ensino médio não serão predominantes.
“Espero uma prova com conteúdos de razão e proporção, regra de três, juros simples, proporcionalidades e conteúdos que não sejam tão focados, por exemplo, nas áreas de ensino médio. Mas, devem cair conteúdos de geometria analítica, funções, mas não logaritmos. Ano após ano, o Enem vem se mantendo constantes nessas questões, cobram muitos assuntos de praticidade da matemática, do dia a dia.”
As mais
Para melhorar o desempenho, o candidato não deve fazer a prova em ordem linear (da primeira à última questão).
"Até pra controlar o nervosismo, a grande dica é não fazer a prova de forma linear, não fazer a prova direta da primeira até a última, sem pular aquelas questões que são de conteúdos mais difíceis. Deve-se procurar aquelas questões que o candidato entende que são as mais simples."
Estratégia para Teoria de Resposta ao Item
O diretor de Ensino aconselha os candidatos a abordarem as provas de forma estratégica, considerando o sistema de correção Teoria de Resposta ao Item (TRI), adotado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para pontuar o desempenho dos candidatos a partir da coerência pedagógica dos acertos na prova.
"É importante o aluno acertar as questões simples na Teoria de Resposta ao Item para poder pontuar bem. Quem acertar as questões simples é mais privilegiado na nota do que quem acerta só as questões difíceis."
Para o educador, as questões de gráficos e gráficos, leituras, interpretações de gráficos e tabelas concentram-se nas questões mais simples.
"Assuntos da prova como logaritmos, trigonometria, matemática, funções, em geral, são questões de média complexidade ou dificuldades. Já os assuntos do cotidiano na matemática, como porcentagem, regra de 3, juros simples e outras aplicações do ensino fundamental, pelos microdados do Enem, a gente percebe que esses são os mais simples."
Área prioritária
O conselho de Ademar Celedônio começa pelo bloco de matemática, mesmo este que tira na metade final do caderno de provas, pois é a disciplina com maior potencial para notas altas e pode ser um fator significativo na nota final, de acordo com o educador.
"Entre as disciplinas do segundo dia, matemática é aquela que, pela Teoria de Resposta ao Item, é que mais o aluno pode se aproximar de uma nota 1 mil, Tirar uma boa nota em matemática pode ser um fator significativo. Então, para controlar um pouco a ansiedade, minha dica é procurar as questões de gráficos e tabela da prova de matemática e também, buscar as questões mais simples, de conteúdos mais próximos do cotidiano, como porcentagem, regra de três e juros simples."
hífen do Tempo
O especialista aponta que fator fundamental para o candidato é controlar o tempo de prova, mesmo sem poder portar qualquer tipo de relógio durante a aplicação. A dica é observar a contagem do tempo mencionado pelo fiscal da prova, em sala.
"A cada hora, o candidato precisa resolver em média 20 questões, ou seja, uma questão deve ter a dedicação de até três minutos, em média. Então, se em uma hora, o candidato tiver feito menos de 17 questões ou mais do que 23, ele irá indo muito devagar ou muito rápido e precisará melhorar um pouco da estratégia dele.
Horários
Os locais de prova ocultos serão abertos às 12 horas, deste domingo, e fechados às 13 horas, no horário de Brasília. Os candidatos que moram em estados com fuso horário diferente da capital federal devem converter os horários locais e se ajustar ao fuso oficial.
É proibida a entrada do participante no local de prova, após o fechamento dos locais de prova.
A duração do exame no segundo domingo do Enem 2025 será de cinco horas e o término regular está agendado para às 18 horas e 30 minutos. Portanto, meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo de provas.
Para mais informações, o candidato pode acessar a Página do Participante , no site do Inep, com login e senha da plataforma Gov.Br.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado