Geral

Prefeitura de Penedo agiliza atendimento à população rural com programa Acolhendo Mais Longe

Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS 12/11/2025
Prefeitura de Penedo agiliza atendimento à população rural com programa Acolhendo Mais Longe

Desde o lançamento do programa Acolhendo Mais Longe, em 2023, a Prefeitura de Penedo vem fortalecendo o acesso da população da zona rural aos serviços de saúde.

Até esta segunda semana de novembro, 1.476 atendimentos foram realizados, com ambulância própria, para casos de urgência de pessoas, sendo a transferência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Santa Casa de Penedo.

O programa garante agilidade e dignidade no atendimento médico para ocorrências nos povoados Palmeira Alta e Santa Margarida, comunidades mais afastadas da cidade. Antes da iniciativa, muitos moradores enfrentavam dificuldades para se deslocar até a zona urbana em busca de cuidados de urgência.

Viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Acolhendo Mais Longe passou a disponibilizar uma ambulância traçada, adequada para enfrentar estradas vicinais e garantir transporte de pacientes que necessitam de atendimento imediato, reduzindo o tempo de espera e facilitando o acesso aos serviços de saúde.

O balanço positivo demonstra o compromisso do prefeito Ronaldo Lopes e do vice Valdinho Monteiro em aproximar a saúde pública das comunidades rurais, assistência que será ampliada, buscando atender cada vez mais comunidades e garantir que todos os cidadãos tenham acesso rápido e humanizado à saúde pública.

Acolhendo Mais Longe

Em outubro, o programa Acolhendo Mais Longe realizou 51 atendimentos a pacientes. Dentre os casos registrados, um foi classificado como de prioridade laranja, exigindo atendimento imediato, e 15 foram identificados como amarelos, representando situações de urgência moderada.

Entre as ocorrências, destacaram-se casos de dor no fígado, picada de escorpião, lesão na mão, febre alta e dor na coluna, demonstrando a diversidade de demandas acolhidas pela equipe durante o mês.

“O programa Acolhendo Mais Longe nasceu da nossa preocupação com as famílias que vivem nas áreas rurais e que, muitas vezes, enfrentavam grandes dificuldades para chegar até os serviços de saúde. É uma iniciativa que tem garantido agilidade, cuidado e dignidade no atendimento. Diante dos resultados tão positivos, esse é também um desejo do nosso prefeito Ronaldo Lopes, ampliar o programa e levar esse tipo de serviço para outras regiões da zona rural de Penedo. Queremos seguir aproximando a saúde das pessoas e garantindo que todos tenham o mesmo direito ao cuidado, independentemente da distância”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

A Secretaria de Saúde de Penedo ressalta que o programa não substitui o atendimento de urgência e emergência realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Casos como acidentes graves, perda de consciência, convulsões, hemorragias, queimaduras extensas, suspeita de AVC ou infarto, entre outras situações críticas, devem ser atendidos exclusivamente pelo SAMU (192), que possui equipes médicas e ambulâncias equipadas para o socorro imediato.

O programa municipal da SMS tem foco no transporte assistido de usuários que necessitam de deslocamento até a UPA para atendimento clínico, mas não atua em ocorrências de emergência médica.