Geral

Bônus que pode transformar Elon Musk no primeiro trilionário do mundo é aprovado por acionistas da Tesla

Pacote bilionário recebeu apoio de mais de 75% dos investidores e prevê metas ambiciosas para o CEO da montadora de carros elétricos.

06/11/2025
Bônus que pode transformar Elon Musk no primeiro trilionário do mundo é aprovado por acionistas da Tesla
Elon Musk - Foto: © AP Photo / Matt Rourke

Os acionistas da Tesla aprovaram, nesta quinta-feira (6), um pacote de bonificação que pode transformar Elon Musk no primeiro trilionário do mundo. O acordo, que prevê pagamentos de até US$ 1 trilhão ao CEO da empresa de carros elétricos, recebeu o aval de mais de 75% dos votos dos investidores.

O próprio Musk votou a favor do pacote, que poderá beneficiá-lo a longo prazo. Para que o executivo recebesse a bonificação, era necessário que a maioria dos acionistas com direito a voto concordasse com a proposta.

Além do bônus, a decisão também permitirá que Musk amplie sua participação nas ações da Tesla, passando de 15% para quase 30%. A medida faz parte da estratégia do bilionário para aumentar seu controle sobre a companhia, apostando no desenvolvimento de robôs e veículos autônomos como principais fontes de crescimento futuro.

Cerca de 30 minutos antes do início da reunião que definiu o bônus de Musk, as ações da Tesla registravam queda de aproximadamente 3% na bolsa americana.

Para receber o pagamento integral, Musk precisará cumprir uma série de metas, como entregar 20 milhões de veículos Tesla ao mercado em 10 anos—mais que o dobro da produção dos últimos doze anos. Também será necessário elevar significativamente o valor de mercado da empresa e seus lucros operacionais, além de entregar um milhão de robôs, partindo do zero atual.

No entanto, mesmo que não atinja todos os objetivos, Musk ainda poderá garantir uma quantia bilionária. Por exemplo, ele receberá US$ 50 bilhões em ações adicionais da Tesla se aumentar o valor de mercado da empresa em 80%—feito que já realizou no ano passado—além de dobrar as vendas de veículos e triplicar o lucro operacional, ou atingir quaisquer outras duas de uma dúzia de metas estabelecidas.

Apesar da aprovação, vários fundos de pensão se manifestaram contra o pacote, argumentando que o conselho de administração da Tesla é excessivamente grato a Musk e que suas recentes atitudes têm sido imprudentes, tornando as premiações exageradas.

Já os defensores do empresário afirmam que Musk é um gênio e a única pessoa capaz de liderar um futuro dominado pela Tesla, com centenas de milhares de carros autônomos transportando pessoas e robôs humanoides atuando em fábricas e residências. Segundo eles, o pagamento bilionário seria necessário para manter Musk motivado no comando da companhia.

O pacote salarial foi apresentado aos acionistas em setembro, quando o conselho de administração detalhou a proposta em documento encaminhado aos reguladores do mercado financeiro.

*Com informações da Associated Press.