Geral

Obras seguem inacabadas na véspera da Cúpula de Líderes da COP-30

Espaços que receberão chefes de Estado ainda estavam em obras nesta quarta-feira, em Belém, a poucas horas do início do evento

05/11/2025
Obras seguem inacabadas na véspera da Cúpula de Líderes da COP-30
6e4ad4a3e15a5e314343f294dc2cad28 (1).webp

Na véspera da abertura da Cúpula de Líderes da COP-30, que começa nesta quinta-feira, 6, em Belém, o espaço destinado a receber 57 chefes de Estado ainda passava por obras. Procurada pelo Estadão, a Secretaria Extraordinária da COP-30 não respondeu sobre os motivos do atraso.

Na chamada "zona azul" da Organização das Nações Unidas (ONU), onde ocorrem as negociações climáticas e as reuniões da cúpula, operários ainda finalizavam, na quarta-feira, 5, a montagem do ambiente reservado para os presidentes.

Além do espaço de convivência para os chefes de Estado, há uma espécie de gabinete presidencial, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despachará quando necessário.

Há expectativa de que, ao chegarem, os líderes sejam recebidos por Lula para uma foto protocolar e, em seguida, direcionados ao espaço de convivência antes de ingressarem nas reuniões, que acontecerão em plenárias isoladas da imprensa e das demais estruturas da COP-30.

Fora do trajeto das comitivas presidenciais, as obras avançam mais lentamente. Na entrada comum da zona azul, grande parte dos pavilhões dos países ainda está em construção. Em edições anteriores da COP, era comum que presidentes visitassem os espaços de seus países e participassem de agendas, o que, desta vez, pode não ser possível.

*Enviada Especial