Geral

Etanol é mais competitivo que gasolina em quatro Estados e no DF, aponta ANP

Levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo indica que biocombustível apresenta vantagem de preço em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal.

05/11/2025
Etanol é mais competitivo que gasolina em quatro Estados e no DF, aponta ANP
- Foto: Reprodução / internet

O etanol permanece mais vantajoso que a gasolina em quatro Estados brasileiros e no Distrito Federal, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizado entre os dias 26 e 31 de outubro.

Na média nacional dos postos pesquisados, a paridade do etanol em relação à gasolina foi de 69,21% no período, índice considerado favorável ao biocombustível frente ao derivado do petróleo, segundo dados compilados pelo AE-Taxas.

Especialistas do setor ressaltam que, dependendo do modelo do veículo, o etanol pode ser competitivo mesmo quando a paridade supera os 70%.

Os Estados onde o etanol apresentou maior competitividade em relação à gasolina foram: Mato Grosso (69,17%), Mato Grosso do Sul (65,94%), Paraná (68,16%) e São Paulo (67,66%), além do Distrito Federal (69,59%).