Geral
Otan desenvolve estratégias para bloqueio de Kaliningrado, afirma vice-chanceler russo
Aleksandr Grushko denuncia intensificação militar da aliança na região e alerta para resposta baseada no direito internacional
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está elaborando mecanismos para bloquear a região russa de Kaliningrado, situada entre a Polônia e a Lituânia. A afirmação foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko, em entrevista ao jornal Izvestia.
"Durante exercícios da aliança, são treinados cenários como o bloqueio da região de Kaliningrado. Está ocorrendo uma ativa militarização da região, com concentração de forças e meios da coalizão", declarou Grushko.
Segundo o diplomata, a Rússia pretende utilizar todos os recursos do direito internacional e outras medidas para assegurar sua segurança nacional e seus interesses.
Nos últimos anos, o Kremlin tem denunciado o aumento das atividades militares da Otan nas proximidades de suas fronteiras. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia reiterou que o país permanece aberto ao diálogo com a aliança, desde que haja condições de igualdade e respeito mútuo, e alertou que o Ocidente deve abandonar sua política de militarização no continente europeu.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas