Geral

Com mais de 50 autores, Arapiraca deixa sua marca na Bienal Internacional do Livro

Escritores arapiraquenses participam do maior evento literário de Alagoas, com lançamentos e destaque para a cultura local

04/11/2025
Com mais de 50 autores, Arapiraca deixa sua marca na Bienal Internacional do Livro

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em Maceió, destaca a força da literatura arapiraquense até o dia 9 de junho. Mais de 50 autores naturais de Arapiraca participam do evento com lançamentos de obras que celebram a cultura e a produção literária da terra de Manoel André.

No último sábado (1º), o deputado federal Daniel Barbosa lançou seu primeiro livro, “Arapiraca, Alagoas e o Brasil em 50 artigos – Reflexões de um deputado federal do Agreste sobre justiça social e desenvolvimento”. A obra reúne textos produzidos ao longo de seu mandato e o lançamento contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, além dos reitores da Ufal, Ifal e Uneal.

Editores como a Performance promovem lançamentos de livros de escritores arapiraquenses, proporcionando encontros entre autores e leitores. “É muito rico para Arapiraca ter essa presença, com tantos escritores que além de serem daqui, também falam sobre as coisas daqui. E a Prefeitura de Arapiraca tem dado apoio para que nossas histórias ganhem a Bienal e mais locais”, destacou a secretária de Cultura, Mônica Nunes.

A cidade de Arapiraca inspira muitos dos autores presentes. Aemerson Barros, por exemplo, lança no próximo dia 8 o livro “Ecos da minha terra interior – viver e permitir-se”, em que transforma sua relação com a cidade em arte. “Arapiraca é cenário, mas também é sentimento, é lembrança de infância, é identidade, é pulsação, é força nas minhas lutas quando saía pelo centro, gritando por liberdade e por democracia. Quando escrevo sobre minha terra, estou tentando preservar aquilo que o tempo insiste em levar, a memória viva, a simplicidade das pessoas e o amor pelo que é nosso. Arapiraca é ponto de partida e ponto de chegada de tudo o que sou”, afirma o autor.

A Eduneal, editora da Universidade Estadual de Alagoas, também prepara lançamentos com escritores arapiraquenses, resultado de pesquisas, vivências e produções literárias que fortalecem a identidade regional.