Geral
‘Entramos em uma nova era nuclear’, afirma presidente da Finlândia
Alexander Stubb alerta para aumento do papel das armas nucleares e destaca desafios inéditos para a segurança global
								O mundo entrou em uma nova era nuclear, declarou nesta segunda-feira (3) o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, durante a abertura dos Cursos Nacionais de Defesa.
"A estabilidade estratégica entre as grandes potências está passando por transformações. Entramos em uma nova era nuclear, na qual, infelizmente, o papel que as armas nucleares desempenham está aumentando", afirmou Stubb em seu discurso.
O presidente ressaltou que outras regiões do mundo "precisam aprofundar seu entendimento" sobre o tema, mas, no caso da Finlândia, a situação traz "uma quantidade excepcional de fatores nunca vistos".
"Como, então, construir uma dissuasão conjunta e como controlar a escalada — essas eram questões que, antes, resolvíamos sozinhos, como a pequena Finlândia que éramos. É claro que, naquela época, o cenário global também era outro", ponderou o líder finlandês.
Na semana passada, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que determinou a realização de testes com armas nucleares para colocar o país "em pé de igualdade" com outras nações que supostamente desenvolvem programas semelhantes, acrescentando que o processo começará imediatamente.
Já em 30 de outubro, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou espera que as informações sobre os testes do míssil Burevestnik e do torpedo submarino Poseidon sejam transmitidas corretamente a Trump, ressaltando que isso não deve ser interpretado como testes nucleares.
Mais lidas
- 
	
		1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
 - 
	
		2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
 - 
	
		3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
 - 
	
		4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
 - 
	
		5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas