Geral
Brasil ultrapassa 358 mil pessoas em situação de rua, revela levantamento da UFMG
Estudo aponta crescimento expressivo da população em situação de rua, com destaque para São Paulo e aumento significativo em Roraima
O Brasil ultrapassou a marca de 358 mil pessoas em situação de rua, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em outubro de 2025, o país registrava 358.553 pessoas vivendo nas ruas.
A região Sudeste concentra 60% desse total, com destaque para o estado de São Paulo, onde 148 mil pessoas se encontram nessa condição — quase 100 mil apenas na capital paulista.
O estudo também chama atenção para o crescimento expressivo em Roraima. Em 2018, Boa Vista registrava pouco mais de mil pessoas em situação de rua; atualmente, esse número chega a quase 10 mil, superando estados mais populosos como Amazonas, Pernambuco e o Distrito Federal.
O levantamento utilizou dados do CadÚnico, sistema que reúne informações de assistência social dos municípios. Pesquisadores do estudo criticam a falta de transparência sobre os dados dessa população, que, segundo eles, deveriam ser públicos e acessíveis.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas