Geral

Premiê do Canadá pede desculpas a Trump por anúncio polêmico sobre tarifas

Mark Carney, primeiro-ministro canadense, admite responsabilidade e lamenta divulgação de anúncio que tensionou relações comerciais com os EUA

01/11/2025
Premiê do Canadá pede desculpas a Trump por anúncio polêmico sobre tarifas
Foto: © AP Photo / Evan Vucci

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, pediu desculpas neste sábado (1º) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a veiculação de um anúncio em território canadense que criticava as tarifas impostas pela Casa Branca.

"Sou responsável, no meu papel de primeiro-ministro, pela relação com o presidente dos Estados Unidos. [...] Às vezes, as coisas acontecem: temos que aceitar o bom e o ruim, e eu pedi desculpas", afirmou Carney a repórteres durante viagem a Gyeongju, na Coreia do Sul, onde participa da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

Carney reconheceu que tinha conhecimento prévio do anúncio, que utilizava citações do ex-presidente americano Ronald Reagan (1981-1989) e que, segundo Trump, teriam sido distorcidas.

O premiê relatou ainda que solicitou ao primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, que não veiculasse o material. "Não é algo que eu teria feito", destacou Carney.

As relações entre Estados Unidos e Canadá atravessam um dos momentos mais tensos da história recente, especialmente após o fracasso das negociações comerciais decorrente do anúncio envolvendo Reagan. Em resposta, Washington elevou as tarifas sobre produtos canadenses em 10%.

No total, as taxas sobre importações canadenses chegam a 35%, com setores específicos, como aço e alumínio, atingindo 50%, e automóveis, 25%.

Por Sputnik Brasil