Geral
Campanha alerta para riscos da diabetes à visão
Ação nacional destaca importância de exames preventivos para evitar perda de visão causada pela doença
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) lançou uma campanha nacional de conscientização para alertar sobre os riscos aumentados que pessoas com diabetes enfrentam em relação ao desenvolvimento da retinopatia diabética, condição que pode levar à perda parcial ou total da visão.
De acordo com o CBO, estudos apontam que quatro em cada cinco pacientes crônicos têm algum risco de sofrer comprometimento visual decorrente da retinopatia diabética. A doença afeta os vasos sanguíneos da retina, tornando esse órgão o principal foco da campanha.
Notícias relacionadas:
- Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1.
- Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes.
- Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2.
A mobilização, promovida pelo CBO ao longo de todo o mês de novembro, tem início neste sábado (1º), com uma maratona online de conscientização e o lançamento de um calendário de mutirões de atendimentos em várias regiões do país. Essas ações visam ao diagnóstico e ao tratamento precoces da doença. Os mutirões, organizados por municípios, podem ser consultados no site da campanha.
A população também poderá acompanhar a programação ao vivo, de hoje até domingo, pelo canal do CBO no YouTube, além de acessar conteúdos complementares no site oficial do 24 Horas pelo Diabetes, que será atualizado ao longo do mês com vídeos, podcasts e depoimentos em apoio à iniciativa.
A diabetes é uma das principais doenças crônicas do Brasil, atingindo mais de 16 milhões de pessoas — cerca de 7% da população nacional. O acompanhamento pode ser realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todo o país. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece materiais para medição e controle da doença, que pode agravar diversas outras condições, como demências e enfermidades metabólicas. A própria diabetes apresenta risco de complicações metabólicas e circulatórias, podendo levar à morte se não for tratada adequadamente.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
3TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
4COMUNICAÇÃO
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
5VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal