Geral

História de eletrotécnico da Ilumina se entrelaça ao crescimento e à modernização de Maceió

Trabalho executado no setor de fiscalização garante o funcionamento dos mais de 80 mil pontos de iluminação da capital

28/10/2025
História de eletrotécnico da Ilumina se entrelaça ao crescimento e à modernização de Maceió
Clodoaldo dos Santos dedica-se ao funcionamento do parque de iluminação de Maceió há quase 30 anos. - Foto: Vinícius Rocha/ Ascom Ilumina

Há 29 anos, o eletrotécnico Clodoaldo dos Santos dedica sua vida profissional à Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (llumina). Sua trajetória de vida se confunde com o crescimento de Maceió, por onde, diariamente percorre ruas, avenidas, grotas, parques, praças, becos e vielas. 

O trabalho no setor de fiscalização da autarquia garante o funcionamento dos mais de 80 mil pontos de iluminação de Maceió. Servidor público concursado, ele relembra com carinho o início da carreira. 

“Meu pai insistiu para que eu fizesse o concurso. Eu já estava decidido a tentar a vida em São Paulo, mas por insistência dele resolvi fazer. Foram cinco vagas e eu fiquei em quinto lugar. Fui chamado em junho de 1997, e desde então, sigo aqui, com muito orgulho”, relata o técnico.

Morador do Trapiche da Barra, Clodoaldo cresceu na região e se orgulha do bairro e de seu trabalho pelo município.  “Ver o resultado do nosso trabalho na vida das pessoas é o que nos motiva a continuar. Tenho muito orgulho de ser servidor público e de contribuir com o desenvolvimento de Maceió”, conta. 

E completa: “A cidade evoluiu muito. Hoje, temos um serviço eficiente, moderno e reconhecido como um dos melhores do Brasil. A tecnologia trouxe mais qualidade, e isso se reflete diretamente na vida da população”. 

Em campo, técnico realiza trabalho operacional. Foto: Arquivo Pessoal
Em campo, técnico realiza trabalho operacional. Foto: Arquivo Pessoal

Ao longo de quase três décadas, o eletrotécnico acompanhou as mudanças na iluminação pública da cidade. “Fazemos rondas diárias nas principais vias, verificando pontos acesos durante o dia, riscos elétricos e demandas da população. Esse trabalho é essencial para manter a eficiência e evitar desperdício de energia”, revela.

Corredor de rua amador e dono orgulhoso de uma vida ativa e saudável, o profissional preza para que as ruas, locais de seus treinos de corrida e de onde observa as deslumbrantes paisagens da capital alagoana, estejam bem iluminadas e convidativas à população.

Ele garante que mais do que um trabalho técnico, exerce profissionalmente uma missão social pela cidade, em prol dos moradores. “Trabalhar pela cidade é motivo de orgulho e gratidão. É gratificante ver Maceió crescendo, com espaços públicos bem iluminados, pessoas caminhando, se exercitando, socializando. A iluminação contribui para tudo: segurança, saúde e autoestima da população”, pontua.