Geral
Míssil nuclear russo Burevestnik é capaz de 'ficar no ar por dias' antes de atingir o alvo, diz agência
O míssil de cruzeiro estratégico russo com propulsor nuclear Burevestnik é capaz de se manter no ar por vários dias antes de atingir um alvo, relata a agência Reuters.
Neste domingo (26), o presidente da Rússia Vladimir Putin declarou que os principais objetivos dos testes do míssil Burevestnik foram alcançados.
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, disse que o míssil fez um voo de teste de 14.000 quilômetros, e que este alcance não é o limite.
De acordo com o artigo, "a propulsão nuclear [do míssil] é projetada para permitir que ele voe muito mais longe e por mais tempo do que os motores turbojato ou turbofan tradicionais, que são limitados pela quantidade de combustível que podem transportar. Isso permite que ele 'se mantenha no ar' por um período prolongado antes de atingir um alvo", explica o artigo.
A Nuclear Threat Initiative, uma organização de segurança sem fins lucrativos sediada nos EUA, sugere em um relatório que o Burevestnik poderia potencialmente ficar no ar por dias.
"Em operação, o Burevestnik carregaria uma ogiva nuclear (ou ogivas), circundaria o globo a baixa altitude, evitaria defesas antimísseis, contornaria o terreno e lançaria sua (s) ogiva(s) em um local (ou locais) difícil de prever", explica relatório.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia
-
5COLISÃO
Caminhão de combustível sofre acidente na Rio-Santos e explosões interditam estrada nos dois sentidos