Geral

CEI aprova documento do Caminho Sinodal das Igrejas na Itália

Texto faz acenos à comunidade LGBT+, às mulheres e à paz

Redação ANSA 26/10/2025
CEI aprova documento do Caminho Sinodal das Igrejas na Itália
Texto faz acenos à comunidade LGBT+, às mulheres e à paz

Com acenos à comunidade LGBT+ e às mulheres, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) aprovou neste sábado (25) o documento-síntese do Caminho Sinodal das Igrejas na Itália, intitulado "Fermento de Paz e Esperança".

Após uma intensa discussão entre bispos, delegados diocesanos e convidados, a terceira assembleia sinodal deu sinal verde ao texto, que recebeu 781 votos favoráveis dos 809 possíveis.

"Agora que esta assembleia votou o texto, cabe aos pastores assumir o conteúdo, identificar prioridades e mobilizar forças antigas e novas para dar substância às palavras", declarou Matteo Zuppi, presidente da CEI.

O documento aprovado apresenta três prioridades principais: corresponsabilidade, uma liderança mais compartilhada e a promoção da paz.

"A primeira é a corresponsabilidade, que implica uma renovação dos organismos. A segunda é a participação e uma liderança mais compartilhada, com um papel mais reconhecido para as mulheres. Por fim, a terceira é a paz, um tema profundamente sentido", informou a CEI em um briefing após a votação.

A conferência destacou ainda que o texto traz "muitas propostas sobre desarmamento e assunção de responsabilidade diante dos conflitos devastam" o mundo na atualidade.

O documento também pede que a CEI "apoie, por meio da oração e da reflexão, as jornadas promovidas pela sociedade civil para combater todas as formas de violência e demonstrar solidariedade com aqueles que são feridos e discriminados", em especial vítimas de pedofilia, bullying, feminicídio, homofobia e transfobia.