Geral
EUA e mais 3 países tentam pressionar partes em conflito no Sudão a cessar-fogo
Representantes dos Estados Unidos, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito se reunirão em Washington na sexta-feira (24) com as partes envolvidas no conflito na Sudão, para pressioná-los por um cessar-fogo humanitário de três meses.
Segundo uma agência de notícias, citando um funcionário do alto escalão norte-americano, os países pressionarão pelo cessar-fogo humanitário esperando que ele se torne permanente, enquanto o poder no Sudão será transferido para autoridades civis.
De acordo com a fonte, as negociações serão realizadas separadamente com cada uma das partes diretamente envolvidas no conflito no país africano.
O conflito que completou dois anos em abril, é protagonizado pelas Forças Armadas Sudanesas (SAF, na sigla em inglês) e as Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês). A violência já resultou em mais de 12 milhões de deslocados internos, dezenas de milhares de mortes, fome, se caracterizando como uma crise sem precedentes.
No mês passado, segundo o portal Al Arabiya, o grupo de países pediu uma trégua humanitária no Sudão, seguida de um cessar-fogo permanente e uma transição para um governo civil. No entanto, o governo sudanês não levou a frente o plano de paz proposto, rejeitando a sugestão de que tanto ele quanto as RSF fossem excluídos da transição política do país após o fim do conflito.
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
2COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
5
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias