Geral

Tesouro Nacional reconhece como inédita eficiência fiscal da gestão JHC

Maceió obteve 1° lugar em ranking de qualidade da informação contábil e fiscal do setor público

22/10/2025
Tesouro Nacional reconhece como inédita eficiência fiscal da gestão JHC
JHC destaca novo momento de eficiência e transparência de Maceió na gestão pública. - Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

O prefeito JHC recebeu, nesta quarta-feira (22), o reconhecimento pelo 1º lugar de Maceió no ranking estadual de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público, conferido pela Secretaria do Tesouro Nacional. A premiação foi entregue durante o 1° Encontro Alagoano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL), no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL).

É a primeira vez na história que a capital alagoana conquista esta posição de destaque, consolidando os avanços promovidos pela atual gestão municipal na área de transparência, responsabilidade fiscal e inovação na administração pública.

JHC destacou que a capital alagoana vive um novo momento de eficiência e transparência na gestão pública. “É uma alegria enorme ver Maceió alcançar esse patamar de excelência na governança, na contabilidade e na administração pública. Tudo isso é fruto de um trabalho baseado em dados, e não em achismos. A informação de qualidade nos permite tomar decisões mais rápidas e assertivas”, afirmou.

Ele ressaltou que o foco de sua gestão é valorizar os servidores municipais e apostar na inovação. “Nós encontramos na administração gerencial uma forma de administrar Maceió de maneira disruptiva e correta, sem atalhos. Demos liberdade aos nossos servidores efetivos para assumirem funções de liderança e o resultado foi uma transformação. Saímos dos últimos lugares e hoje somos referência no Nordeste”, disse.

Por fim, JHC enfatizou que o sucesso da gestão é resultado do empenho coletivo. “O gestor precisa dar direção e confiar na sua equipe. Quando há transparência, motivação e persistência, os resultados aparecem. Maceió provou que é possível inovar na política e no serviço público com seriedade e compromisso”, concluiu.

A conquista reforça o papel do prefeito JHC na modernização da máquina pública e na implementação de práticas de governança e controle interno que hoje servem de referência em todo o estado. Sob sua liderança, Maceió saiu de um cenário de fragilidade fiscal para atingir os melhores índices da história.

Durante o evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), conselheiro Fernando Toledo, parabenizou a gestão JHC pelo resultado. “Isso é um indicativo de que nossa capital está sendo bem gerida. Parabéns, prefeito”, disse.

O evento reuniu contadores, gestores e especialistas para discutir inovação, governança e o uso de novas tecnologias na contabilidade pública.