Geral
Descoberta rara revela armadura completa de comandante do Reino de Silla na Coreia do Sul (IMAGENS)
Arqueólogos descobriram na cidade sul-coreana de Gyeongju, antiga capital do Reino de Silla, a tumba de um comandante militar enterrado com sua armadura completa e a do cavalo
O reino existiu entre 57 a.C. e 935 d.C. unificando a maior parte da península coreana.Segundo os cientistas, este é um achado sem precedentes na arqueologia coreana moderna.
"Este é um momento raro, mostrando ao público um conjunto completo de armadura de comandante da época Silla e de seu cavalo", declarou Huh Min, chefe da Administração do Patrimônio Cultural Coreano.

A tumba, datada dos séculos IV ou V, continha também fragmentos de uma coroa de bronze dourado e os restos de um atendente sacrificado, costume que simbolizava a lealdade entre as elites da época.
"Essas descobertas mostram que os guerreiros de Silla eram símbolos de autoridade real, não apenas soldados", explicou o pesquisador Lee Min-hyung.
Os especialistas destacaram ainda que parte da armadura era feita de couro, tornando-a mais leve e ágil — um indício da evolução das táticas militares do período.
A descoberta coincide com a preparação da cidade para sediar a Cúpula da APEC 2025. Para marcar a ocasião, o local da escavação e seus artefatos estarão abertos ao público de 27 de outubro a 1º de novembro. Segundo Huh Min, a exibição permitirá “compartilhar uma história de identidade, engenhosidade e resistência” com o mundo.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento