Geral

Sinpete movimenta campus e segue com programação até a próxima quinta-feira (23)

Primeiros dias do evento reuniram centenas de estudantes e pesquisadores em diversas atividades que conectam ciência, educação e inovação

21/10/2025
Sinpete movimenta campus e segue com programação até a próxima quinta-feira (23)

Sustentabilidade, criatividade, tecnologia e inovação marcaram os primeiros dias da Sinpete 2025. As atividades atraíram professores, alunos e visitantes que se dividiram em oficinas, rodas de conversa, palestras e exposições. A programação está repleta de atividades para agradar a todos os públicos e segue até a próxima quinta-feira (23). 

Na manhã de sábado (18), a astronauta análoga Larissa Paiva, conhecida como Larittrix, estreou sua participação na Sinpete. Ela conduziu uma oficina imersiva voltada ao público infantil, apresentando de forma lúdica e visual conceitos básicos de astronomia. A atividade despertou nas crianças a curiosidade sobre o universo e o encantamento pelos estudos espaciais. Larittrix continuará participando da Sinpete nos próximos dias, com novas oficinas e palestras abertas a diferentes públicos.

Os visitantes também participaram de ações práticas, como a produção de sabão ecológico – uma experiência que uniu consciência ambiental e aprendizado sobre os processos químicos da fabricação. Na Arena Kids, o aprendizado coletivo também ganhou forma com as crianças explorando a criatividade e desenvolvendo habilidades cognitivas em uma oficina de argila.

A Sinpete 2025 segue com programação até a próxima quinta-feira (23), no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió. O evento reforça o papel da educação e da ciência como pontes para um futuro mais consciente e sustentável. A programação completa e outras informações sobre o maior evento científico de Alagoas podem ser acessadas nas redes sociais e no site.

Parcerias

As parcerias do evento têm contribuído para a extensão das atividades da programação. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), correalizador da Sinpete, marcou presença com um estande do laboratório Espaço 4.0. Presentes também em outros campi do instituto, o projeto promove o contato direto com a tecnologia e a inovação. O professor Cassiano Henrique, do Campus Maragogi, destacou a importância da iniciativa dentro da Sinpete. “Neste espaço, nós trabalhamos com a robótica, drones, impressão 3D e uma série de atividades que serão interessantes para o público”.

Para Cassiano, a participação do Ifal é muito enriquecedora pois evidencia o trabalho desenvolvido na área de tecnologia. “Isso permite que a comunidade possa se apropriar dessa produção, com a possibilidade de aprender, interagir e crescer profissionalmente e academicamente”, destacou.

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) também participa do evento com um estande na tenda da Sinpete. A equipe levou materiais em Libras e outros produtos feitos nas salas de recursos. “Estamos aqui para prestigiar esse brilhante evento, um momento de troca e inovação. Estamos aqui como representantes da educação básica na modalidade de educação especial, queremos comprovar que a inclusão existe e precisa do apoio de todos”, destacou a representante da Semed, Pollyana Satirio.

Realização

Em sua 4ª edição, a Sinpete se consolida como o maior evento científico de Alagoas, integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Voltada a estudantes e professores da Educação Básica, a iniciativa busca popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I), estimular a iniciação científica e fortalecer a relação entre universidade, escola e sociedade.

Com o tema “Oceano, Ciência e Sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo”, a Sinpete promoverá debates sobre temas atuais de educação, ciência e tecnologia. Durante toda a semana, reunirá estudantes, professores e pesquisadores em uma programação diversificada.

Realizada desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Sinpete conta, em 2025, com a correalização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que também acontece de 21 a 26 deste mês.

Por sua abrangência e impacto, a Sinpete tem se colocado entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  (MCTI), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.

Internamente, a organização envolve cursos técnicos, de graduação e pós da Ufal e do Ifal. Externamente, participam secretarias de Educação das redes estadual e municipal de Alagoas, além de escolas privadas.