Geral
Migração irregular rumo aos EUA cai 85% em 2025, dizem autoridades
Nos oito primeiros meses de 2025, o fluxo de migração irregular rumo aos Estados Unidos atingiu o nível mais baixo em cinco anos, segundo dados da Unidade de Política Migratória divulgados pelo jornal mexicano Milenio. O número é reflexo da nova política migratória do governo do presidente Donald Trump.
De janeiro a agosto, foram detidos 130.385 estrangeiros em situação irregular na fronteira com o México. No mesmo período de 2024, o número chegou a 925.085.
Em maio de 2025, foram apenas 5.118 detenções, o menor registro mensal desde 2021, quando o fluxo migratório começou a crescer após a pandemia de Covid-19.
Um dos países mais afetados pela nova política do governo norte-americano, a presidente mexicana Claudia Sheinbaum chegou a condenar as ações em massa contra migrantes realizadas nos Estados Unidos. Para a líder, as medidas são injustas e potencialmente prejudiciais à própria economia norte-americana.
"Essas operações são injustas. Elas vão prejudicar seriamente os EUA — os mexicanos e outros latino-americanos são a força de trabalho que sustenta a economia norte-americana. Se não houver essas pessoas nas fazendas da Califórnia, a colheita não será feita", declarou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado