Geral
Acordo com OpenAI elimina intermediários e amplia colaboração, diz CEO da Nvidia
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que o novo acordo com a OpenAI marca uma mudança na forma como as duas companhias colaboram. Em entrevista à CNBC, o executivo destacou que se trata da primeira "parceria direta" entre a fabricante de chips e a criadora do ChatGPT, rompendo com o modelo em que provedores de nuvem atuavam como intermediários.
"Pela primeira vez, a OpenAI vai comprar diretamente de nós", disse Huang, ao explicar que tradicionalmente as aquisições de GPUs ocorrem por meio de grandes operadoras de nuvem, como AWS, Google Cloud ou Microsoft Azure.
Ele ainda acrescentou que a demanda pelos chips Blackwell está "realmente muito, muito alta".
O anúncio aprofunda a relação entre as empresas num momento em que a Nvidia planeja investir até US$ 100 bilhões na expansão da infraestrutura da OpenAI, com sistemas que exigem cerca de 10 gigawatts de energia - o equivalente, segundo Huang, a entre 4 milhões e 5 milhões de unidades de seus chips de inteligência artificial (IA).
Segundo cálculo do Financial Times, as recentes parcerias firmadas pela OpenAI já são avaliadas em cerca de US$ 1 trilhão.
A parceria, segundo o executivo, complementa a atuação da Nvidia com outras companhias do setor, como Oracle e CoreWeave. "Vamos ajudá-los a construir uma infraestrutura de IA que eles mesmos vão operar", afirmou.
Huang disse ainda que o projeto posiciona a OpenAI para, em cinco anos, gerir sua própria nuvem.
Sobre IA, o CEO da Nvidia ainda pontuou que os EUA, no geral, "não estão tão à frente" da China na tecnologia.
Em relação à companhia, Huang considerou como "arrependimento" não ter investido mais na xAI, companhia de IA de Elon Musk, e de não ter destinado recursos para a OpenAI mais cedo. "Quero fazer parte de praticamente tudo em que Musk esteja envolvido", disse.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados