Geral

Prefeito JHC assina Termo de Compromisso para construção de Policlínica na parte alta de Maceió

Novo equipamento representa o fortalecimento da rede de Atenção Especializada na capital

07/10/2025
Prefeito JHC assina Termo de Compromisso para construção de Policlínica na parte alta de Maceió
Assinatura do Termo de Compromisso para construção de de Policlínica. - Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O Prefeito JHC assinou, nesta terça-feira (7), o Termo de Compromisso para a Construção da Policlínica Regional de Maceió, no âmbito do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025, do Governo Federal.

A cerimônia, realizada pela Prefeitura de Maceió, marcou um momento histórico para o fortalecimento da rede de Atenção Especializada na capital alagoana.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura; do Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Alagoas, Carlos Humberto Casado; do Superintendente da Rede (Caixa), Marcelo Alves; do gerente da filial de governo da Caixa no Estado de Alagoas, Claudenir Rios; do presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Chico Filho e demais parlamentares.

O prefeito JHC agradeceu ao Governo Federal por proporcionar um equipamento de saúde de tamanha qualidade. “Com essa fantástica estrutura, vamos realizar um atendimento especializado pelo SUS em uma área carente da nossa cidade. É um passo significativo para cumprir nossa função social. Investir em saúde requer coragem e, por isso, temos investido em ampliação de serviços, novos equipamentos, aumento de coberturas da Atenção Primária e agora, com essa nova Policlínica, vamos entregar mais um equipamento de qualidade para a população”, afirmou.

Entre os serviços que serão oferecidos estão consultas médicas especializadas, exames diagnósticos de imagem, exames de patologia clínica, pequenos procedimentos, com foco na ampliação do acesso e redução da demanda reprimida em Maceió.

A capacidade de atendimento do novo equipamento será de, aproximadamente, quatro mil consultas mensais, 48 mil por ano, e 5.500 exames mensais, sendo 66 mil por ano.

O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, comemorou. “Hoje é um dia histórico para Maceió e nunca se investiu tanto em saúde pública. Tínhamos 27% de cobertura e saltamos para 67% na Atenção Primária e somos a primeira do Nordeste. Isso significa o cuidado que o Prefeito JHC tem com a saúde de Maceió, seja com as unidades, ampliação de equipes, novo Pam e agora a Policlínica, em uma região que carecia desse cuidado”, pontuou.

Investimentos federais

Com esse novo PAC, Alagoas recebe R$100 milhões em investimentos, com duas Policlínicas, 25 Unidades Básicas e cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A Policlínica de Maceió será construída na Cidade Universitária e vai receber um investimento de R$ 16.902.340,00 do Hoverno Federal e será administrada pela Prefeitura de Maceió.

Entre as especialidades que serão oferecidas estão Ortopedia, Endocrinologia, Neurologia, Cardiologia, Dermatologia, Proctologia, Reumatologia, Angiologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Urologia, Alergia e Imunologia, Hematologia, Consulta em cirurgia geral, Hepatologia, Mastologia e Geriatria.