Geral

Polícia britânica prende dezenas de manifestantes em protesto pacífico pró-palestino em Londres

Por Sputinik Brasil 04/10/2025
Polícia britânica prende dezenas de manifestantes em protesto pacífico pró-palestino em Londres

A polícia britânica prendeu dezenas de pessoas nesta sexta-feira (4) durante um protesto pacífico pró-palestino realizado no centro de Londres. A manifestação, organizada sob o lema "Eu me oponho ao genocídio em Gaza, apoio Palestine Action", reuniu centenas de ativistas em repúdio à decisão do governo de classificar o grupo Palestine Action como organização terrorista.

A participação ou apoio ao grupo passou a ser considerado crime penal no Reino Unido, com penas que podem chegar a 14 anos de prisão. O movimento foi proibido em julho, após militantes terem invadido uma base militar britânica e danificado dois aviões-tanque em protesto contra a participação do Reino Unido nas operações militares israelenses em Gaza.

Apesar do caráter pacífico do ato, a polícia interveio e realizou diversas detenções, alegando que os participantes violaram a legislação antiterrorismo ao manifestarem apoio público ao Palestine Action. Organizações de direitos humanos criticaram a resposta das autoridades, classificando-a como um ataque à liberdade de expressão e ao direito de protesto.

O episódio ocorre em meio a um crescente clima de tensão política no país, com setores da sociedade britânica denunciando o que chamam de “criminalização da solidariedade ao povo palestino”.