Geral
'Os ataques continuarão': Secretário de Guerra dos EUA ameaça nova escalada na costa da Venezuela
Pete Hegseth confirmou ataque a navio e disse que operações continuarão sob ordens de Donald Trump
O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou nesta quinta-feira (2) que novas operações militares serão realizadas na costa da Venezuela, em meio a uma escalada de tensões entre Washington e Caracas.
“Esta manhã, sob as ordens do presidente [Donald] Trump, ordenei um ataque cinético letal contra um navio de transporte de drogas ligado a organizações terroristas reconhecidas”, declarou Hegseth na rede social X (antigo Twitter). Segundo ele, quatro supostos “narcoterroristas” foram mortos na ação.
O secretário ainda advertiu que “os ataques continuarão”, sinalizando que os Estados Unidos pretendem manter a pressão militar na região do Caribe.
O governo venezuelano tem denunciado repetidamente que a presença militar norte-americana na área usa o combate ao narcotráfico como pretexto, quando, segundo Caracas, o verdadeiro objetivo é aumentar a pressão geopolítica sobre o país bolivariano.
A escalada ocorre em um momento de deterioração nas relações entre Washington e Caracas, com acusações mútuas de interferência política e militar na região.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola